E-Moção - Energia em Movimento



A palavra Emoção vem do latim "emovere", que significa movimentar, deslocar ...

Emoção significa energia em movimento, a energia do nosso corpo!


Mas o que são realmente as emoções?


Pensamentos na nossa mente desencadeiam respostas dos diferentes sistemas do nosso corpo e provocam alterações no seu funcionamento ...

As emoções são a constante movimentação dessa energia, provocada pela nossa fisiologia e as alterações que acontecem como consequência desse movimento.


Estes pensamentos podem ter duas origens:

Uma é - O resultado da nossa interpretação da informação do meio exterior, através dos nossos seis sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar e intuição).

Ou - Através de pensamentos repetitivos que ocorrem na nossa mente por referência ao passado ou ao futuro.


Algumas destas alterações fisiológicas podem ser mais difíceis de identificar sem exames, como é o caso, por exemplo, das alterações hormonais, mas outras são bem percetíveis, se lhes quiseres prestar atenção, como é o caso das alterações na expressão facial, contração muscular, voz, respiração, batimento cardíaco, e outras.


Emoções negativas, são assim denominadas porque acarretam um efeito negativo na nossa fisiologia, ou seja, prejudicam o bom funcionamento do nosso corpo.

Por outro lado, são negativas porque a energia dos nossos pensamentos e das nossas emoções reflete-se nas vibrações que emitimos para o Universo, e que serve de comunicação e interação entre todos os seres e não seres, entre tudo o que é, foi e será.

Definem o nosso ponto de atração.


Mas mais forte do que as vibrações dos nossos pensamentos e emoções, são as vibrações dos nossos sentimentos, que são emitidas pelo poderoso centro eletromagnético que é o nosso coração.


Os sentimentos são o que sentimos em virtude dos nossos pensamentos e emoções.

Por isso, tu podes até não ter consciência do que estás a pensar ou das alterações que estão a ocorrer no teu corpo, mas (se não quiseres abafar o que sentes) saberás dizer o que sentes em função dessas alterações.


Por exemplo, uma criança de dois anos terá dificuldade em perceber que o que está a sentir é calor ou que está a sentir medo e uma criança de seis anos poderá ainda não conseguir expressar que sente irritação ou frustração.

Conforme vamos crescendo, vamos aprendendo a identificar as diferentes alterações que sentimos no nosso corpo e a associar-lhes um nome.


Mas muitas outras vezes não conseguimos identificar de forma clara o que estamos a sentir, embora estejam bem presentes as alterações fisiológicas. Chamamos-lhe ansiedade, chamamos-lhe stress, uma coisa assim qualquer que não sabemos bem o que é, mas que nos dizem que algo está mal. Só sabemos o que sentimos, uma certa inquietação, um certo mal-estar interior ...


Na verdade, isto é o que te está a acontecer - o teu coração acelera, os músculos enrijecem, a barriga dá voltas, a boca fica seca, a pressão ocular aumenta. Ficas com dificuldade em articular pensamentos (em te expressar) e em manteres a concentração, a tua voz afunila, etc.


E assim, a tua energia altera-se de forma exponencial e muda a forma como te percebes e percebes o mundo.


No fundo até sabes bem o que sentes, mas falta por vezes o entendimento do funcionamento do corpo e mente para realmente perceberes o que se está a passar.


#Emoção #SentirEnergia

Contacto

+(351) 922 265 933​

wellbeing.terapias@gmail.com

Morada

Av. dos Pescadores, 549

4490-013 Aver-O-Mar

Póvoa de Varzim

Porto, Portugal

WELLBEING&LIVING BY THE SEA

       

Orientação para a Gestão do Stress e Desbloqueio de Vida

Massagens e Terapias | Formação e Workshops