Julgar é Bom ou é Mau?



Tudo pode ser bom ou mau, dependendo do uso que lhe damos.

Com a nossa mente não é exceção ...

A nossa mente consciente não só tem a capacidade de julgar, como o faz de forma automática. Para mim esta será uma função da mente assim como a função das veias é transportar o sangue de retorno ao coração. Nós não escolhemos, nem decidimos, apenas assim é.

E se assim é, julgar é bom ou é mau? Vou deixar aqui alguns pontos e cada um que tire as suas conclusões.

Sempre que sentimos emoção positiva estamos a beneficiar a nós próprios e a tudo e todos que fazem parte da nossa realidade. Sempre que sentimos emoção negativa, o efeito é o oposto. Tudo o que sentimos é fruto dos pensamentos que estão a ocorrer na nossa mente, ou seja, fruto do julgamento que estamos a fazer em relação a uma determinada pessoa, coisa ou situação.

Sempre que fazemos um julgamento em relação a algo, fazemos com os conceitos, opiniões, pontos de vista que temos em relação a esse algo. Se eu olho para algo e acho bonito ou feio, certo ou errado, bom ou mau, etc etc, estou a fazê-lo com base nas crenças que eu adquiri como sendo certas. Ou seja, há um padrão que eu acredito ser o certo, e quando olho para o exterior automaticamente comparo e julgo em função desse padrão.

Quando estes pensamentos de julgamento ocorrem na nossa mente, nós temos a capacidade de os aceitar como verdade ou não. Temos a capacidade de escolher alimentar e propagar a energia desses pensamentos ou dissipar essa energia, removendo a nossa atenção dela.

Eu acredito completamente que é esta a função principal para a qual a nossa mente consciente foi “desenhada”. Mas mal-interpretar e usar uma força poderosa para o mal é algo que o ser humano sempre soube fazer muito bem.

Mais do que ter a capacidade de julgar os pensamentos que ocorrem na nossa mente, nós temos um sistema interno, o sistema emocional, que nos permite saber com precisão se os tais pensamentos são verdadeiros, por outras palavras, compatíveis com o nosso ser interior, ou não.

Se eu leio uma notícia no jornal e sinto irritação, o meu sistema emocional está a dizer-me que os pensamentos que eu estou a ter em relação a essa notícia, logo, os julgamentos que estou a fazer em relação a essa notícia, não são positivos para mim. Nesse momento eu tenho a escolha de os mudar.

Para entendermos isto melhor, é preciso ter em conta mais um fator. Os pensamentos que ocorrem na nossa mente, não são nossos. Não são quem nós somos.

Tudo é energia e os nossos pensamentos também. E mais de 90% dos nossos pensamentos vêem do hábito de energia bloqueada de pensamentos na nossa mente subconsciente.

E simplesmente observar sem julgar, será possível? Possível é, mas não é fácil, e eu diria até impossível a 100%. Mas quanto mais conscientes nos tornamos e quanto mais nos libertamos de crenças que não nos servem, mais nos tornamos capazes de simplesmente observar, sem julgar.

Quando ao segredo … é um! Ter a capacidade de ver beleza, bondade, pureza, amor em tudo e em todos!


#PontoDeVista #JulgarOsOutros #Crenças

Contacto

+(351) 922 265 933​

wellbeing.terapias@gmail.com

Morada

Av. dos Pescadores, 549

4490-013 Aver-O-Mar

Póvoa de Varzim

Porto, Portugal

WELLBEING&LIVING BY THE SEA

       

Orientação para a Gestão do Stress e Desbloqueio de Vida

Massagens e Terapias | Formação e Workshops