O Sedentarismo Já Não É o Problema

Talvez há uns 20 anos atrás ou mais começou a surgir o conceito de sedentarismo como razão para vários problemas do corpo e da mente.

E aliado ao crescimento da cultura fitness começou a mudar-se mentalidades.


Mas na minha opinião, de há uns 10 anos para cá, o problema maior que afeta a saúde física e mental das pessoas não é o sedentarismo, mas sim o excesso de contração.


Quanto mais as vidas aceleram, mais a contração aumenta.

Não porque seja rápido e intenso de mais para as nossas capacidades, mas porque estamos formatados a ter uma forma de pensar que não tem tempo para se adaptar a tudo e na rapidez que seria necessária.


O excesso de informação, o excesso de possibilidades, o excesso de fontes de comparação, o excesso de atividades pessoais e acumulações materiais, o excesso de incertezas e curtas durações, até dos aparelhos que usamos, invocam da mente uma abertura ao confiar e a entregar o nosso destino nas mãos da boa fortuna.


A mente, com as suas limitações aprendidas, não tem a capacidade de visionar a forma de alcançar todos os seus desejos que crescem a cada dia.


A mente está formatada a encontrar respostas e o "como, quando e quem" surgem logo de forma automática sempre que damos a nossa atenção a algo que queremos, nem que seja apenas um melhor comportamento de outro alguém.

Por isso entra em modo de dúvida, confusão, preocupação, medo e até raiva, mergulhando assim o corpo nestes estados emocionais negativos.


O músculo contrai perante a dificuldade da mente que tenta ou deseja resolver um problema para o qual não tem as ferramentas necessárias para o fazer. E esta contração nunca é libertada até que a pessoa encontre a solução para o seu desejo.


É compreensível assim que quanto maior a quantidade de desejos não satisfeitos, maior a quantidade de contração muscular e que este excesso de contração aconteça de uma forma muito mais rápida e em idades mais jovens, ao contrário de um acumular de vida que se manifestava em idades mais avançadas.

Contacto

+(351) 922 265 933​

wellbeing.terapias@gmail.com

Morada

Av. dos Pescadores, 549

4490-013 Aver-O-Mar

Póvoa de Varzim

Porto, Portugal

WELLBEING&LIVING BY THE SEA

       

Orientação para a Gestão do Stress e Desbloqueio de Vida

Massagens e Terapias | Formação e Workshops