Porquê Fazer Uma Massagem?



Nos dias que correm o stress e o cansaço mental é muito e existe a necessidade em se encontrar meios que nos permitam relaxar um pouco e esquecer o que nos inquieta.


A massagem é uma ótima terapia para ajudar a relaxar o corpo e a mente, mas não é por isso que eu lhe dou tanto valor.

A massagem é uma ferramenta, talvez a única, na minha opinião, que permite corrigir e restabelecer, de forma direta e imediata, o equilíbrio dos tecidos do corpo, principalmente o muscular.


O que acontece nos dias de hoje com bastante frequência, é um desligar da ligação corpo – mente, e a perda de consciência das ações do próprio corpo, tornando a maior parte da contração muscular uma ação inconsciente e involuntária.


As contraturas ocorrem devido a um excesso de contração, mas esta contração nem sempre se deve a uma má postura prolongada ou uso incorreto dos músculos. O fator que será talvez o mais importante, é a contração involuntária devido ao stress e à ansiedade.


O stress desencadeia um mecanismo automático e imediato no corpo, chamado Resposta de Luta ou Fuga.


Nestas situações, o nosso subconsciente, com os seus autoprogramas, está preparado para lutar ou fugir e provoca a contração muscular.

Esta contração é involuntária e impercetível a quem a está a fazer. A pessoa que está sob stress normalmente não percebe que está a contrair os seus músculos ou pelo menos não tem a noção da quantidade de músculos que está a contrair.


De uma contração muscular prolongada à formação de contraturas é um salto pequeno, e uma vez formadas as contraturas, torna-se difícil ou até mesmo impossível ao músculo recuperar por si só.


O músculo deixa de conseguir trabalhar com eficácia e sem esforço, provoca estiramento nos tendões e articulações e puxa os ossos devido ao encurtamento no tamanho da massa muscular, levando a deformações no esqueleto, principalmente na coluna.


E como podemos saber se temos contraturas musculares?


A presença de dores generalizadas ou numa determinada zona do corpo é um forte indicador, mas não é o único e nem sempre é o mais fiável, uma vez que somos peritos em desligar e eliminar este sistema de aviso do nosso corpo que é a dor.


Um músculo saudável é leve e trabalha sem esforço, por isso, se há um cansaço físico exagerado muito provavelmente isto significa que os músculos estão a ser sobrecarregados.


O cansaço físico traduz-se de muitas formas, como a falta de energia e vontade para movimentar, sair do sofá, ir dar um passeio, ou a falta de força para realizar pequenas atividades.


Este cansaço físico afeta sempre a mente e o espírito, uma vez que todos estão diretamente relacionados, por isso também é comum resultar em apatia, esgotamento e depressão.


O sono é afetado, não só pelo cansaço mental, mas também devido aos músculos e tendões do pescoço e cabeça que provocam peso, desconforto e um estado de inquietação.


A respiração, a fala, o andar, o estado de humor, tudo é afetado de uma forma direta pelo endurecimento e “apagar” progressivo dos músculos, mas também pelo estagnamento e bloqueio energético que esta situação provoca.


Tratar os músculos é por isso assim tão importante!


É a diferença entre ter mais anos de vida ou o envelhecer mais rápido. É a diferença entre uma vida mais saudável ou uma vida com mais dores e problemas de saúde. É a diferença, muitas vezes, entre o achar que a vida vale a pena ou a vontade de desistir por falta de força e de vontade.


Com os músculos na sua maioria saudáveis, o bem-estar acontece e a vida ganha nova cor e alegria de ser vivida!


Contacto

+(351) 922 265 933​

wellbeing.terapias@gmail.com

Morada

Av. dos Pescadores, 549

4490-013 Aver-O-Mar

Póvoa de Varzim

Porto, Portugal

WELLBEING&LIVING BY THE SEA

       

Orientação para a Gestão do Stress e Desbloqueio de Vida

Massagens e Terapias | Formação e Workshops