Contacto

+(351) 922 265 933​

wellbeing.terapias@gmail.com

Morada

Av. dos Pescadores, 549

4490-013 Aver-O-Mar

Póvoa de Varzim

Porto, Portugal

WELLBEING&LIVING BY THE SEA

       

Orientação para a Gestão do Stress e Desbloqueio de Vida

Massagens e Terapias | Formação e Workshops

Quando a Escolha É o Caminho Em Que a Cada Dia Fica-se Pior!

Há algum tempo atrás tive um senhor a fazer um pacote de sessões de massagem e a cada dia estava melhor, mas no final o problema não estava resolvido, e por isso decidiu seguir pelo caminho em que a cada dia fica-se pior.

Este senhor, disse-lhe eu, tinha provavelmente as costas em pior estado que eu alguma vez tinha visto. E eu já tinha visto muitas!

Teve uma vida dura, complicada, mas agora estava reformado e as dificuldades do passado já não existiam. Com o número de sessões que marcamos ele iria ficar muito melhor e grande parte dos problemas resolvidos, mas logo comecei a perceber que o que lhe deu cabo do corpo fisicamente no passado já não existia, mas haviam situações emocionais no presente que lhe estavam a dar muito sofrimento.

Fui fazendo o que pude, de acordo com a abertura que obtive, para o ajudar também a largar muitos dos pensamentos que lhe acorrentavam o corpo. E o progresso foi sendo feito e a cada dia ficava um pouco melhor.

E eu também gostava que os resultados tivessem sido melhores. Mas ao invés de ficar frustrada com a situação, como no passado acontecia, resolvi dar o meu melhor e aceitar os resultados que não dependiam só do meu trabalho, mas também de como ele passava os dias entre as sessões.

No final, a diferença entre o antes e o depois era enorme. O pescoço já virava para um e lado e para o outro, as dores eram menores e algumas já não existiam. As tonturas diminuíram e muito mais. Sentia-se mais leve, mais "fresco", dizia ele, mais solto.

Mas ainda ocorriam dores. E ainda sentia-se muito limitado na energia que tinha e nas tarefas que conseguia realizar. Com estas sessões não chegou a voltar a ser o homem forte e que tudo aguentava como era no passado. E por isso concluiu que era como ele já sabia e não havia nada a fazer. Ia falar com o médico, para ser operado à lombar, sendo do seu conhecimento que pode correr mal e que nada resolve.

Este caminho médico que muitos seguem, de medicação, injeções, exames e cirurgias, nunca vejo a ser um caminho de melhora. O que eu ouço, seja por onde quer que eu ande, é pessoas a queixarem-se das dores cada vez maiores, da medicação que já nada resulta, das cirurgias que acumulam-se umas em cima de outras, de muitos mais problemas começarem a existir.

Por mais que o resultado no imediato pareça ser positivo, e que nem isso muitas vezes é, o que me interessa é o que vem logo a seguir e o resultado a médio e longo prazo. E tendo conta tudo isso digo sem qualquer dúvida ... a cada dia fica-se pior.

E por isso não entendo. Não entendo como algo que está a resultar não é visto como sendo o caminho a seguir. Não entendo estas formas de pensar que levam as pessoas a aceitar como sendo tratamento algo que não dá melhorias. Algo que as empurra para uma vida de sofrimento e desgaste, físico e mental. Não entendo como preferem ser tratadas por alguém que lhes diz que não sabe nem entende, o que elas têm e porque sentem dores, e as remetem para exames e mais exames à espera de encontrar algo que lhes permita dar uma resposta.

Não entendo. Mas compreendo. Compreendo que nunca vai ser a maioria a mudar a forma como trata o seu corpo, tendo de ser quem trata a mudar a forma como o faz.