Quando Motivação É Negativo



Cuidar do corpo é fundamental para uma mente saudável.

Mais do que isso, o estado da mente reflete o estado do corpo, pois a emoção que acontece no corpo altera o pensamento e o estado de humor.


Não se consegue uma mente positiva num corpo mergulhado em emoção negativa. A mente pode esforçar-se, tentar ignorar, fazer de conta, mas está sempre presa ao peso da emoção que não a deixa vencer, sem primeiro alterar essa emoção.


Para alterarmos a emoção do corpo, podemos intervir no corpo ou na mente, sendo no primeiro a opção mais fácil.


Para alterarmos o estado da mente, podemos intervir no corpo ou na mente, mas o que estamos em primeiro lugar a alterar não é o estado da mente, mas sim a emoção do corpo.


A mente não consegue alterar o estado de si própria. Pode no entanto usar técnicas e ferramentas que lhe permitam acessar a emoção do corpo e tornar essa emoção mais positiva.


Sempre que a emoção fica mais positiva, a mente fica mais positiva.


Por este motivo a prática de exercício físico é muito recomendada como forma de alterar o estado do corpo e consequentemente o estado da mente.


Um corpo mais forte tem mais motivação, mais determinação, mais empenho, mais resistência, mais perseverança.


Para quem deseja adquirir estas qualidades mentais, o aumento de força muscular, através da prática de exercício físico, pode ser uma opção satisfatória.


Para adquirir as mesmas qualidades mentais, uma pessoa também pode, de uma forma deliberada, levar-se a um estado mental que lhe permita adquirir uma força destrutiva.

É mais fácil se for um processo automático, mas uma pessoa pode invocar estes pensamentos em si, pensando, por exemplo, no querer proteger alguém que ama muito ou no querer provar a outro alguém o seu valor. E para isso ter de alcançar certos objetivos.


Ou seja, se esta pessoa ligar o seu objetivo a esse tipo de pensamentos e conseguir invocar esse tipo de emoções no seu corpo, ela irá ter a motivação, determinação, e todas as outras que precisa para atingir os seus objetivos.


Muitos optam por este caminho.

Não conheço o caso de alguém que o tenha feito de forma deliberada (muitos tentam), mas ouço muitos testemunhos de pessoas muito bem sucedidas no mundo que agarraram-se a estas emoções como combustível para atingir as suas metas. E por isso recomendam este caminho.


O exercício físico intenso e de aumento de força também se propõe a este objetivo. Aumentar a garra do corpo e a sua capacidade, quer de ir para a frente, quer de não sentir as dores pelo caminho.


Para quem não acredita na possibilidade de um caminho diferente, este tipo de força torna-se necessário para quem quer vencer, seja numa competição desportiva, no crescimento de um negócio, ou em qualquer outra área da vida.


Mas há um senão ... isto é emoção negativa!


Melhor do que ser vítima, é verdade. Melhor do que não sentir-se capaz, do que desistir por medo de "baques" físicos e emocionais, do que perder-se constantemente em tentações e distrações.

Mas é emoção negativa.


Sempre que o corpo prende-se em força ele está pronto para a guerra ... E muita gente acredita que a vida é uma guerra e uma luta constante. No discurso de todos os empreendedores que usam esta força noto este tipo de filosofia de vida perante o mundo dos negócios.


Não acreditam em facilidade. Não acreditam em relaxar e aproveitar a vida. Não acreditam que estariam onde estão se não fosse toda esta garra impulsionada por uma dor do passado que os fez querer passar à frente.


E claro que cada um só sabe o que conhece, baseado nas suas experiências de vida e constatações pessoais.


Mas há outro caminho. Um mais fácil, mas quase sempre mais difícil de se alcançar. Pois implica a ajuda do cosmos e esta energia só ajuda aquele que caminha, e enquanto caminha, em emoção positiva.


Para haver emoção positiva o corpo tem de se permitir relaxar e avançar só quando tem a "maré" a seu favor.

Avançando assim, não só este corpo tem toda a força que precisa, como não se cansa. Não precisa de motivação, porque vive inspirado. Não precisa de lutar contra nada, nem ninguém, porque o resultado é sempre a seu favor.


Em emoção positiva a mente é positiva. O pensamento é claro, rápido, conciso e preciso. As ideias fluem e as soluções prontamente aparecem.

A mente é focada na expansão do ser no seu todo e no pormenor. O pensamento é leve e passageiro.

A vida é mais fácil. O caminho é mais fácil, divertido e entusiasmante.


A necessidade de elevar a emoção do corpo é assim fundamental. Pena que muitos acreditem que a solução é a de elevar a emoção do corpo para uma menos negativa, que entendem como sendo positiva, que lhes permite avançar em esforço, e exigindo ao corpo e submetendo o corpo a esse esforço constante.


#Motivação #EmoçãoNegativa #MenteNegativa #EmoçãoPositiva #MentePositiva #Sucesso #LeiDaAtração

Contacto

+(351) 922 265 933​

wellbeing.terapias@gmail.com

Morada

Av. dos Pescadores, 549

4490-013 Aver-O-Mar

Póvoa de Varzim

Porto, Portugal

WELLBEING&LIVING BY THE SEA

       

Orientação para a Gestão do Stress e Desbloqueio de Vida

Massagens e Terapias | Formação e Workshops