Relaxa Para Seres Mais Produtivo



Relaxamento é o direto oposto de stress.


Para falarmos destas, ou quaisquer outras emoções, temos de falar sobre vibração, mas já lá vamos …


Um conceito logo à partida errado é o que muita gente tem de que uma pessoa relaxada não é produtiva, não é motivada, e não é interessada.


Por outro lado, o stress é visto como sendo um catalisador para a ação, para a motivação, e para o cumprir de planos e horários.


Ninguém quer andar stressado, pois sabe, e sente, o mal que isso lhe faz. Mas ao mesmo tempo também não quer relaxar. Quer, mas não quer. Porque não quer largar o controle da vida, por mais que este signifique uma luta constante e desgastante.


Ao stress, apesar de todos os malefícios que este traz para o corpo, para a mente, e para a vida, há associado uma certa conotação positiva.


Como sendo algo que está a ser produzido, como sendo uma vida ativa e com propósito, como havendo o valor da luta e da conquista, como pertencendo a uma pessoa que tem muitos negócios ou atividades ou áreas para gerir na sua vida, e por isso é uma pessoa com mais interesses, e logo mais interessante.


O relaxamento é o oposto. Uma pessoa relaxada é vista como uma pessoa que não tem grandes coisas para gerir. Que não tem diferentes áreas que exigem a sua atenção. Que não tem interesses. Que não está a construir algo na sua vida. Que não está a resolver nada, logo não tem nada para resolver, logo não tem nada com que lidar, logo não tem nada … logo não é nada.


Para quem gosta de uma vida ativa e precisa de sentir que está sempre a desenvolver, melhorar ou contruir algo, esta ideia de relaxamento não lhe agrada.


Como pensa que tem de largar os seus interesses para poder viver uma vida relaxada, prefere continuar com o meritoso stress, que dá cabo de si sim, mas a faz sentir viva e preenchida.


Gostava de viver a vida que tem, mas de uma forma relaxada. Gostava de continuar a focar-se e a gerir todos os aspetos que escolheu para a sua vida, mas de uma forma relaxada.


Mas não acredita que isso é possível. E por isso, sem saber que está a fazer essa escolha, escolhe uma vida stressada.


Como disse em cima, estes são conceitos errados! Tão errados que fazem a pessoa lutar mais do que precisa. Ter uma vida mais difícil. Envelhecer mais rápido. E obter os piores resultados em todas as áreas da sua vida.


Para explicar porque é assim, falemos então agora sobre emoção e sobre vibração.


Quando alguém diz que anda stressado, ou relaxado, ou outra emoção qualquer, assim o diz porque é isso que sente.


Sente onde? Na pessoa que está ao seu lado? No ar? Na caneta que tem na mão? Não … Sente em si, no seu corpo, na sua energia.


Nem sempre paramos para sentir aquilo que estamos a sentir, mas em cada determinado momento o nosso corpo está, na sua média, num determinado estado.


As moléculas do nosso corpo vibram a uma velocidade mais rápida ou mais lenta, os tecidos ficam mais contraídos ou mais soltos, toda a atividade celular interna contrai e abranda ou expande e acelera.


Esta é a vibração em que estamos. E esta é a emoção que sentimos.


Sentimos esta emoção – esta energia em movimento. Sentimos a velocidade do movimento. Sentimos se estamos a fluir ou se estamos bloqueados. Sentimos se estamos relaxados ou stressados.


Quando estamos relaxados, as moléculas vibram a uma velocidade mais alta, mas isto não significa perigo, nem caos para o nosso corpo e saúde.


Quando as moléculas vibram a uma velocidade alta, elas estão no alto da sua performance, a comportar-se exatamente como é suposto o fazerem, a trabalhar para o bem comum e prosperidade do corpo, a agir de uma forma equilibrada.


De certa forma, sentimos isto não sentindo. Quando tudo está bem, não sentimos nada diferente ou alheio a quem somos, por isso nada sentimos. Ou, para quem queira prestar atenção, é uma sensação de bem-estar, de ser, de presença, de paz interior.


E assim temos um corpo saudável, jovem, forte, no alto da sua performance.


Temos também uma mente calma e recetiva à intuição e inspiração. Capaz de analisar as situações com perspicácia e mais interessada em focar-se nos resultados positivos que quer construir na sua vida.


Tudo a funcionar e a funcionar bem. Temos assim o bem-estar de corpo e mente.


Por outro lado, quando o corpo está em stress, este está literalmente a viver na confusão e caos interior que sempre se propaga à vida exterior.


Quando uma pessoa diz que se sente stressada, o que ela sente é uma agitação interna, um desequilíbrio exagerado, uma perda de controle.


As moléculas do seu corpo trabalham sem rumo e sem propósito. Querem acelerar, mas não conseguem porque estão bloqueadas. A mente fica sem claridade e um rumo a seguir, porque é essa a mensagem que recebe do corpo.


Tudo fica descontrolado. E isso sente-se na atividade interna de todos os tecidos, de todos os órgãos, e de todas as funções corporais, como a respiração e o batimento cardíaco.



Por isso, com o corpo e a mente em relaxamento, consegues fazer muito mais do que queres e ser mais produtivo(a).


A mente não se perde em divagações e manténs-te focado(a) no que é importante. Tornas-te mais intuitivo e criativo, e assim constróis mais e vives mais. E o corpo estando mais saudável, torna-se mais capaz e um aliado a todos os teus projetos de vida.


O tempo expande, pois não é perdido em lapsos de perda de conexão contigo mesmo, por uma mente e corpo cansados. Nem pela necessidade de distração ou recursos de fuga mental.


O tempo expande, porque muito mais é possível ser feito num só dia quando tudo corre na perfeição. Quando parece que o universo conspira para te ajudar. Quando estás na hora certa, no lugar certo, e mil coisas acontecem em um segundo sem te cansar.


É assim porque a tua energia está bem, está relaxada. Estás a fluir, a criar, a construir. A viver a vida.

Contacto

+(351) 922 265 933​

wellbeing.terapias@gmail.com

Morada

Av. dos Pescadores, 549

4490-013 Aver-O-Mar

Póvoa de Varzim

Porto, Portugal

WELLBEING&LIVING BY THE SEA

       

Orientação para a Gestão do Stress e Desbloqueio de Vida

Massagens e Terapias | Formação e Workshops