Torna o Teu Mundo mais Vibrante e Colorido!



Aquilo que todos nós intuitivamente já sabíamos, agora é provado em estudos feitos por neuro-cientistas … pensamentos negativos, literalmente, tornam o mundo mais cinzento!

Os nossos pensamentos traduzem-se, de forma imediata e constante, na nossa fisiologia, ou seja, na forma como cada célula do nosso corpo se comporta e trabalha.


A cada momento o nosso corpo responde aos pensamentos que temos, fruto da informação que chega ao nosso cérebro através dos nossos seis sentidos.

Mas o que estes estudos mostram mais ainda, é que os nossos pensamentos alteram a forma como os nossos sentidos, através dos órgãos correspondentes, apercebem o mundo.


Os nossos pensamentos, dizem os neuro-cientistas, afetam, por exemplo, a forma como os nossos olhos captam as imagens que vemos, tornando-as mais cinzentas e apagadas quando a nossa mente está mais negativa ou tornando-as mais coloridas e vibrantes quando está mais positiva.


Mas se nem sempre é fácil substituir pensamentos negativos por pensamentos positivos, há uma coisa bem simples que podes fazer … Reduzir momentaneamente a atividade mental através da Meditação!


A Meditação ainda é uma palavra que desperta algumas reticências em muita gente, por associarem a certas religiões ou filosofias de vida, ou por imaginarem que é uma prática de quem pretende uma vida isolada, calma e neutra, abstendo-se do mundo material com todas as criações, desejos, aspirações e conquistas que dele fazem parte.

Mas isso não é verdade! Se por um lado há os que recorrem à meditação para o encontro com o seu Eu Interior e às respostas que pretendam encontrar, por outro lado há cada vez um número maior de pessoas que recorrem à meditação como uma ferramenta para o controle da sua mente e alcance dos objetivos que pretendem obter, sejam eles financeiros, pessoais, familiares ou de saúde física e mental!

O QUE É A MEDITAÇÃO?


A Meditação é assim uma técnica mental que permite adquirir o controlo da própria mente e viver mais no momento presente.


Isto pode parecer algo insignificante e sem propósito, mas na verdade é a prática mais significativa e com maior impacto que podes fazer para melhorar os resultados na tua vida!


Existem muitas interpretações da meditação, mas aquela que para mim tem maior relevância é aquela em que há um exercício propositado de controlo da mente, através da interrupção dos pensamentos.

COMO FAZER MEDITAÇÃO?


Na hora de escolher o tipo de meditação, escolhe o método com que te sintas mais confortável, na posição que preferires (deitado ou sentado), e pelo tempo que quiseres.

De nada adianta escolher algo com o qual te sintas desconfortável ou não acredites, só porque alguém te disse que é o melhor para ti. E não é o método nem a duração da meditação que é o mais importante, mas sim a prática diária e constante.

Ou seja, qualquer método é bom desde que sejas assíduo na sua prática.

Mas para quem pretende começar aqui vão algumas dicas:


1. Numa fase inicial, talvez seja mais fácil procurares um local e horário onde saibas que não vais sofrer interrupções, nem distrações. Coloca também o telemóvel no silêncio.


2. Marca o tempo que pretendes fazer a meditação em um sistema de alarme. Como disse antes não importa tanto o tempo da meditação quanto a prática constante, por isso se preferires começa com 5 min diários e vai aumentando a duração da meditação em sessões futuras, conforme te sentires confortável para o fazer.


3. Procura um local e posição confortável sentado ou deitado. Se deitares o mais provável é que vás adormecer e não é esse o propósito da meditação, mas não faz mal porque de uma forma ou de outra parou o momentum dos teus pensamentos e se adormeceres é porque o teu corpo e mente estavam a sentir falta do sono. Mas se continuares a adormecer durante a tua meditação, procura antes sentar-te em uma cadeira durante a prática.


4. Escolhe uma música ou meditação guiada para ouvir. Fecha os olhos e concentra-te no som e/ou palavras. Estar completamente no silêncio torna-se difícil do início da prática de meditação. Ter algo em que possas focar ajuda a mente a aceitar melhor a situação, até porque é algo também relaxante e agradável, e a criar uma alternativa para os pensamentos que ela quer analisar.


5. Afasta os pensamentos à medida que percebes que os estás a ter.

O objetivo da meditação não é ter uma mente que não tem pensamentos, mas sim tomar consciência da atividade mental e dos pensamentos que estamos a ter e conseguir controlar esses mesmos pensamentos.

Por esse motivo a meditação é a prática da perceção do pensar e conseguir parar. Ou seja, sempre que percebes que está

a pensar em alguma coisa, deixas o pensamento ir para voltar a focar-te no som.


Algumas pessoas desistem logo nas primeiras tentativas de meditação por acharem que estão a falhar na prática, quando dão conta que estão sempre a pensar. Na verdade, esta consciência do pensamento é o objetivo principal da meditação, sendo o segundo a intencionalidade de o afastar.

Por outras palavras, se durante a tua prática dás conta que estás a pensar, isto significa que estás no caminho certo, aceitando depois que com a prática se tornará mais capaz afastar o pensamento de forma mais rápida e durante mais tempo.

QUAIS OS REAIS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO?


A prática da Meditação tem inúmeros benefícios já muito demonstrados pela ciência, mas vou aqui enumerar alguns que considero muito relevantes.

→ PÁRA O MOMENTUM

O momentum é como uma bola de neve. Quanto mais ela rola pela montanha a baixo, maior se torna e mais velocidade ganha e quanto mais isso acontece mais impossível se torna de a parar. O único remédio é esperar que ela se esborrache lá em baixo.


O mesmo acontece com os nossos pensamentos!

Quanto mais tempo dá-mos a um pensamento, mais a nossa mente o intensifica e vai buscar outros idênticos de acontecimentos passados ou probabilidades futuras, de forma a o validar e alimentar.

Em pouco tempo esse pensamento torna-se uma certeza e uma realidade, quando muitas vezes não tem ponta de verdade, nem de validade.


Durante a meditação permitimos que a nossa mente possa parar um pouco e interromper o ciclo vicioso em que se encontrava.

Por outro lado, permite que estejamos mais conscientes dos pensamentos que temos e que com mais facilidade os consigamos identificar e analisar a sua verdade, deixando ir aqueles que não nos interessam, nem nos trazem benefício algum.

→TORNA A MENTE MAIS SAUDÁVEL E POSITIVA

Os nossos pensamentos localizam-se no Lobo Frontal do Neocórtex. O Lobo Frontal Direito gera pensamentos de dúvida, medo e preocupação e, diz a neurociência, estes pensamentos negativos não só implodem os nossos neurónios, como “desligam” a atividade no nosso Lobo Frontal Esquerdo, responsável pela planificação, motivação, lógica e toma de decisões.


Por outro lado, palavras negativas libertam químicos no nosso cérebro que causam stress e qual não serão as palavras que têm maior impacto senão aquelas que dizemos a nós próprios!

O Dr. Mark Waldman diz que muitas poucas pessoas são conscientes do seu diálogo interno e da forma como falam para si próprias, e esse diálogo controla a mente tornando-a mais positiva ou negativa.

Tomar consciência da tua conversa interna e parar pensamentos negativos, através da meditação, possibilita que a tua mente seja capaz de relaxar e gerar pensamentos positivos.

→ TORNA O MUNDO MAIS AMIGO

Basta a mente ficar mais neutra para ficar mais positiva (é o seu estado natural) e uma mente mais positiva também cria realidades mais positivas.

A tua mente dá-lhe sempre mais do mesmo, através de mais pensamentos semelhantes, e através da perceção que faz com os seus sentidos, tacto, visão, audição, cheiro, paladar e sensação. Uma mente negativa irá focar-se no negativo e até criar um mundo e uma realidade mais negativa e cinzenta, literalmente.

Por outro lado, pela Lei da Atração, nós atraímos para nós aquilo em que pensamos, por isso, a tendência é para que o mesmo tipo de situações e pessoas apareçam na tua vida, que validam e reforçam os teus pensamentos.


Em conclusão, interromper os pensamentos negativos, mesmo que por momentos, permite que a mente volte ao seu estado natural de ser e que novas possibilidades sejam criadas.

→ CRIA UM CORPO E MENTE MAIS SAUDÁVEL

A doença, seja física ou mental, não resulta da criação, mas sim do bloqueio.

O estado natural da nossa mente é positivo e saudável e do nosso corpo também.


É quando bloqueamos este estado natural de ser que o oposto se manifesta.


E são os nossos pensamentos negativos que afetam a fisiologia do nosso corpo de forma negativa originando mal-estar e doença.


A prática da meditação proporciona um corpo mais forte, saudável e jovem e uma mente mais focada, capaz e com claridade de pensamento!

Contacto

+(351) 922 265 933​

wellbeing.terapias@gmail.com

Morada

Av. dos Pescadores, 549

4490-013 Aver-O-Mar

Póvoa de Varzim

Porto, Portugal

WELLBEING&LIVING BY THE SEA

       

Orientação para a Gestão do Stress e Desbloqueio de Vida

Massagens e Terapias | Formação e Workshops