Contacto

+(351) 922 265 933​

wellbeing.terapias@gmail.com

Morada

Av. dos Pescadores, 549

4490-013 Aver-O-Mar

Póvoa de Varzim

Porto, Portugal

WELLBEING&LIVING BY THE SEA

       

Orientação para a Gestão do Stress e Desbloqueio de Vida

Massagens e Terapias | Formação e Workshops

Vamos Falar Sobre o Hematoma / Pisadura / Negra Nas Terapias?



Quando vêem uma pessoa toda pisada cheia de negras não pensam logo que ela teve um grande acidente ou uma grande queda ou levou uma tareia?

E quando em vocês notam uma negra que nem sabem como aconteceu, não dizem logo que bateram com a perna, ou o que for, em algum lado sem perceber?

Quando vemos o pisado sabemos automaticamente que algo correu mal e se é uma coisa pequena que pouco nos dói até não damos grande importância, porque sabemos que passa, mas basta ser um pouco maior para causar preocupação.

O pisado, com uma cor mais preta, azul escuro ou avermelhada, indica-nos sempre um dano no corpo, normalmente através de uma pancada. E isto acontece como referi acima, batendo sem querer contra alguma coisa, numa queda ou acidente ou então quando alguém nos bate.

E existe uma outra forma, que é no pós cirurgia. Mas ninguém, no seu juízo perfeito, depois da cirurgia olha para a zona pisada e diz "Ai que bom, olha o meu corpo a sarar!", pois não? Dói, e é desconfortável, e sabemos que é o corpo machucado, mas compreendemos que a intervenção (com cortes e pancadas) a que a zona foi sujeita causa este tipo de consequência, que depois temos também de cuidar e tratar no pós operatório e ter a paciência necessária até que o corpo se restabeleça.

E então pergunto eu ... onde vão certas pessoas buscar a ideia que ficar pisado durante uma massagem ou outra terapia é normal ou até bom?

A função em qualquer terapia é ajudar o corpo e não só não traz ajuda nenhuma "bater" no corpo, como sim ... o está a danificar. E disso ninguém me convence do contrário.

Tenho ouvido as coisas mais impressionantes nestes últimos anos, como que o negro é a zona a libertar toxinas 😞 ou que ativa a circulação e outras parvoíces assim.

E também há quem defenda a teoria que quebrar os tecidos obriga o corpo a regenerar ... como se isto fosse uma coisa boa, para já não falar que a verdade do que acontece não é isto. E eu pelo menos agradeço que o meu corpo seja capaz de se regenerar, mas apenas nas alturas em que, sem a minha intenção, lhe causo dano.

Cada um acredita naquilo que quer, obviamente, e faço por respeitar a opinião de cada um, mas quando estão a fazer um mau trabalho e justificam a falta de competência com o ser assim que é, já é outra história.

Falando da massagem em específico, porque das outras terapias onde estes pisados acontecem já nem me apetece falar, não é o trabalho profundo nos tecidos que causa estas pisaduras, mas sim a falta de cuidado e competência. Aliás, nem é preciso fazer-se grande pressão para que isto aconteça, e a maioria das negras acontece por um "estrangulamento" superficial na pele.

Por isso se o vosso(a) massagista um dia vos fizer uma negra e vos pedir desculpa, aceitem. Mas se vos pisa todos e ainda vos diz que está a curar a fazer isto, fujam a sete pés!